Saiba tudo sobre gorjetas em Cancún: quando e quanto dar. Uma das principais dúvidas dos brasileiros quando vão fazer uma viagem para o exterior é com relação as gorjetas, denominadas por lá como “tips”. Portanto, não perca esta matéria e veja quando é necessário dá-las e qual o valor ideal para cada situação.
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem a Cancún. É a matéria mais acessada do blog e vai ajudá-lo muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem a Cancún.
Diferença entre o Brasil e o México com relação as gorjetas
A primeira dica desta matéria fica por conta da diferença entre o Brasil e o México com relação as gorjetas. Como muitas pessoas já sabem, nosso país não exige que você dê as chamadas “gorjetas” de forma obrigatória.
No entanto, se a pessoa achar que deve e estiver disposta a fazer isso, não há problema algum em dar o tal agrado. Já no México, em especial em Cancún, é bem comum deixar a gorjeta em forma de agradecimento pelo serviço prestado.
Se você estiver em um restaurante, por exemplo, e gostar muito do atendimento do garçom, é possível deixar de 10% até 15% diante da ótima receptividade e gentileza estabelecida.
Uma dica muito importante é que você sempre veja no estabelecimento em que estiver se eles já incluem a gorjeta no final, inserida na própria conta. No México existem vários bares, cafés e restaurantes que já fazem isso, se tornando desnecessário dar algo a mais ou fornecer qualquer tipo de ajuda extra.
Outro ponto importante a se destacar é que como os salários em Cancún não são muito altos, muitos frentistas, garçons, manobristas, camareiras e funcionários em geral acabam dependendo das gorjetas para ganhar algo a mais e ter uma graninha melhor.
Muito mais dicas de Cancún no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Cancún, com muito mais dicas, para ajudá-lo a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Cancún. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Use o seu celular à vontade em Cancún
Poder usar a Internet do seu celular em Cancún vale muito a pena. Os pontos turísticos, restaurantes, shoppings e praias possuem ótimos aplicativos. Além disso, você economiza por não precisar alugar um GPS para o carro com a locadora, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e praias, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos de Cancún nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade em Cancún. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E, também poderá pesquisar tudo sobre gorjetas em Cancún: quando e quanto dar para quando estiver lá.
Dicas importantes para curtir muito mais sua viagem a Cancún
Agora que já demos todas as dicas sobre gorjetas em Cancún: quando e quanto dar, veja mais algumas sugestões que vão fazer sua viagem ficar ainda melhor. Cancún é uma cidade grande e os seus pontos turísticos e praias ficam concentrados em algumas regiões, então ficar bem localizado faz toda a diferença.
Se você ainda não reservou seu hotel, não deixe de ver nossa matéria de onde ficar em Cancún, com as dicas das melhores regiões e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis e resorts all inclusive em promoção).
Outra dica legal é que muitas pessoas acham que não vale a pena alugar um carro em Cancún, mas tudo depende de como será sua viagem. Se for ficar no hotel todos os dias, realmente não vale. Mas, se for fazer os passeios, querer ir aos shoppings e pontos turísticos, eles são todos um pouco afastados e o carro é ótimo para se deslocar. Mesmo na zona hoteleira que tem tudo por lá, a distância entre os pontos é grande, e sem o carro você precisa pegar táxi ou ônibus público.
Com o carro você tem mais conforto e liberdade, sem falar na economia, pois com o valor do transporte que vai gastar do aeroporto até o hotel e vice e versa, você já paga o aluguel de um carro por quase 5 dias. Se quiser se inteirar de todas as dicas sobre o assunto e como conseguir preços incríveis, veja nossa matéria completa de aluguel de carro em Cancún.
Não esqueça o seguro viagem para Cancún
Outra dica é não esquecer de fazer o seguro viagem internacional para Cancún, pois ele é importantíssimo e ninguém deve sair do Brasil sem um. Se quiser, leia nossa matéria de seguro viagem para Cancún e veja dicas de como fazer um bom seguro conseguindo um preço incrível. É super barato e vale muito a pena.
Dica importante para comprar os passeios de Cancún
Uma dica que sempre reforçamos é sobre a compra dos passeios. Existem vários lugares que vendem os passeios e nós sempre pesquisamos bastante antes de comprar. Na última viagem, nós descobrimos uma agência sensacional, que é brasileira e tem todos os passeios. Eles nos deram um suporte incrível na nossa viagem. Eles são especializados em Cancún e região e o legal é que eles assessoram você antes e durante todos os dias da sua viagem: desde dicas do que visitar conforme o roteiro que você quer fazer, até onde se hospedar com base a esse mesmo roteiro.
O atendimento é realmente excelente, personalizado, em português e eles ajudam em tudo. Recolhem você no aeroporto para dar as boas vindas, acompanham você até o hotel, e estão disponíveis para qualquer imprevisto (seja emergência médica, perder algum transporte, qualquer coisa mesmo, pode ligar para eles!).
Todos os passeios que fizemos foram excelentes, com uma estrutura ótima e tudo de confiança. Foi muito melhor do que comprar por sites gringos ou lá em Cancún. Se você quiser, é só clicar aqui que você será direcionado para o site deles. Ai é só preencher seu e-mail e telefone que eles já entram em contato com você via whatsapp. Vale muito a pena!